José Roberto do Carmo Jr. (UFPR)

É luthier e linguista. Como luthier projetou e construiu instrumentos musicais para destacados artistas da cena da música instrumental brasileira. Como linguista, interessa-se pelas relações entre Música e Linguagem sob o ponto de vista fonético, fonológico, cognitivo e semiótico. Avanços nessa área poderiam elucidar as razões pelas quais música e linguagem compartilham certas propriedades (estrutura hierárquica, função semiótica), não compartilham outras (segmentos, léxico), ou ainda o fazem apenas parcialmente (predicação, tensividade). Seus trabalhos mais recentes têm por objeto a gramática da palavra cantada e os Sistemas de Recomendação Musical (SRM) para Internet. É autor do livro Da voz aos instrumentos musicais: um estudo semiótico (AnaBlume/Fapesp, 2005), co-organizador do volume Linguagens na Cibercultura (Estação das Letras e Cores/Faperj, 2013), e co-editor do volume SIGNATA: Sémiotiques de la Musique (ULG, 2015). Membro fundador do Grupo de Pesquisas Semióticas da USP, é graduado em Ciências Sociais (FESP, 1983), mestre em Linguística (USP, 2003), doutor em Linguística (USP, 2007) e fez estágios de pós-doutorado na Freie Universität Berlin (2010), na University of Cambridge (2011) e na Université de Liège (2012). Website: www.soundsign.net.
Premium Drupal Themes by Adaptivethemes